sexta-feira, 23 de março de 2012

Últimos dias de UTI.




Há bons dias que eu tento escrever algumas palavrinhas. Mas ser mãe e vaca leiteira tem me deixado totalmente sem tempo. Desde o último post as coisas mudaram um tantinho muito bom.

Vamos começar adiantando as notícias, para quem não me “segue” no facebook. Os meninos já saíram da UTI. Mas ainda estão internados.

Na quarta-feira, dia 14, cheguei à UTI pela manhã e o tal aguardado dia chegou. Fui informada que um dos meninos já estava em condições de sair. Não aguentei de ansiedade e corri para casa pra reorganizar a mala. No caminho liguei pro Leandro, para minha mãe e mandei mensagens pras rimãs.  Agora sim, começaria a ser mãe em tempo integral. 

Às 14h30 estava saindo de casa, com a minha mãe e o Leandro. Um misto de ansiedade e alegria. Demorou um tempinho, o que pareceu mais uma eternidade, até que estivéssemos devidamente instalados em um quarto. O Leandro foi para a UTI para descer com o Kenzo, enquanto eu subi, desci e subi novamente pra UTI, pois não aguentei esperar no quarto. E finalmente descemos, com o coração divido, mas descemos. 

A enfermeira que nos acompanhava saiu do quarto e eu pirei. E agora?! O que eu faço com ele? Durou pouco a aflição. O instinto fala mais alto, né? Acredito que eu já estou pegando o jeito da coisa. Pelo menos o essencial.  
Kenzo
 
O primeiro contato pós-UTI com o Kenzo foi o mais delicioso e o mais família possível. Com direito a sessão de fotos e briga pra ver quem segura. Porque família é família, né?! Pense em titias babonas... A vó fica louca achando que elas não conseguem segurar o mini bebê no colo.  Finalmente o Matheus conheceu um dos babys. Como na UTi não pode entrar criança, ele ainda não os conhecia. Ficou transbordando de felicidade. Não parava de repetir o quão feliz ele estava. ‘Pegou’ no colo, tateou o pequenino todo. 
Ainda tivemos, no final da semana, a presença do meu pai, que conseguiu um tempinho para vim conhecer os netos. Ficou todo bobo!!
 
A minha mãe, vó de primeira viagem, não consegue parar de babar o neto. Não pode ver a criatura dormindo que insiste que tá na hora de mamar. Terminou de mamar e ela corre pra colocar pra arrotar. Durante a madrugada ela acorda, troca a fralda e só então me acorda pra dá de mamar. E fica vigiando pra que eu não durma e pra correr pra colocar pra arrotar novamente. Posso querer ela aqui em casa pelo menos nos próximos dois anos?! // 


Kenzo e a vovó


Durante o dia, o Kenzo mama de 2 em 2 horas. E muitas vezes os horários dos dois coincidiam, tinha que correr da UTI pro quarto porque a gritaria era grande.  O Riki mamava nos horários de visita à UTI e no restante dos horários tomava na sonda ou no copinho. Ou seja, mesmo estando dentro do hospital a correria era grande e o cansaço maior ainda. É uma aflição do tamanho do mundo ver essas criaturas tão pequeninas dentro daquela incubadora, com uma sonda passando pelo nariz ou pela boca, literalmente multi-invadidos, termo que eu aprendi aqui mesmo no hospital. O frequencímetro apitando a cada pequeno movimento é de deixar qualquer um doido, no começo a gente se assusta a todo o momento. Mas nos últimos dias tinha vontade de sair correndo de tanto que me irritava aquela barulheira. Vontade de pegar os dois e ir embora. Cheguei ao ponto de abaixar a cabeça e chorar ali dentro mesmo, com aquele barulho invadindo meus ouvidos e minha alma.

Na terça, 21, minha impaciência era notável na UTI.  Ali se encerrava o prazo que eu criei na minha cabeça para a saída do Riki, e comecei a ficar realmente chateada. Foi um dia muito difícil. Após uma noite muito mal dormida, com o Kenzo querendo mamar mais do que devia, acordei às 8h da manhã com um telefonema da UTI, pedindo para eu subir com o bercinho e a roupinha dele. Fala sério! Deus é bom demais!! Mesmo após a minha tristeza do dia anterior, mesmo após eu reclamar quando na verdade só tinha a agradecer, ele me concede essa benção. Toca aqui Deus! o//

Riki sem sonda o///


Kenzo e Riki

Mandei mensagem para o papai, levei o bercinho e a roupa e voltei para o quarto para esperá-lo. Enquanto isso, mãe e eu ficamos escolhendo a roupinha do Kenzo para o grande encontro com o irmão. O Riki chegou e aí sim eu estava completa. Enfim, os dias de UTI chegaram ao fim. São engraçados os sentimentos confusos que podemos desenvolver quando estamos passando por algumas situações. A medida que os dias passavam na UTI e "os bebes a termo" (não-prematuros) chegavam e iam embora antes da gente, eu ficava muito feliz por eles. Mas ao mesmo tempo sentia uma dorzinha e incômodo por dentro, imaginando que ainda não era nossa vez de curtir os momentos pelos quais nós tanto aguardávamos. Sentimentos contraditórios, mas o que fazer se é o que se sente? Arrisco a dizer que o clima ficava diferente quando um bebê descia pro quarto.  Mesmo sendo “pouco” tempo comparando com outras internações, a sensação é que ficamos por meses ali. O tempo se arrasta. Graças a Deus, nossos meninos nasceram bem, basicamente, fora a maturação dos pulmões e o baixo peso, eles estavam bem. Não nasceram com nenhuma doença, nem tiveram que passar por nenhum procedimento muito doloroso, ou arriscado. Então só tenho a agradecer a Deus. Principalmente, por colocar naquele ambiente verdadeiros anjos, que além de muito profissionalismo, demonstram muito amor pelos pequeninos que ali se encontram.

Então, a quem precise, força! Seu bebê está nas mãos de um anjo enviado por Deus. Tente relaxar e terminar de resolver o que não foi resolvido. Ou se preparar ainda mais para as mudanças que estão por vir. Seu neném está bem, mas você também precisa estar bem e confiante!




O Dichan e a Bachan, os avós por parte de pai, chegaram terça para conhecer os nenéns. Estão babando também, né?!

Falaram que seria cansativo, mas mamar de 3 em 3 horas incluía as madrugadas? Isso porque ainda era só um. Agora acabaram-se as noites BEM dormidas. Ou as más, na internet ou assistindo televisão. Mas eu não me importo. Só de olhar pras carinhas deles, eu sinto que aguento 10 vezes mais. Porque dormir é para os fracos, né, não?! 

Ainda não sabemos quando iremos para casa, mas será dentro de poucos dias. Sei que está bem perto, mas estamos tranquilo e sem pressa, pois sabemos que aqui eles estão bem cuidados.  



Vanessa Tanaka

8 comentários:

  1. Soraya Diamantino Corrêa23 de março de 2012 às 11:54

    Que coisa mais linda e emocionante sua história.Acompanho passo a passo toda essa história,a gestação, o nascimento.Fico aki de longe so torcendo por essa família linda que vejo se fortalecer e crescer a cada dia.É como se fizessem parte de mim, da minha história.Que DEus abençoe mto vcs e quero a cada dia acompanhar essa história linda desse bebês tão "Abençoados"...Felicidades mamae e papai,titias e avós.....amo todos vcs!Soraya Januária-MG

    ResponderExcluir
  2. Ah gente que lindo! :)
    Que orgulho da Vanessa que eu conheci a anos atrás tão menina! Sempre surpreendendo positivamente!!
    E eu torcendo p/ vc ir p/ casa o quanto annnntes!
    kkkkkkkkkk

    Beijo Beijo =*

    ResponderExcluir
  3. Lindaaa!! Fico muito feliz por vocês! Estou louca para conhece-los e te ver porque é incrível como você muda, quando vira mãe. Nas fotos eu vejo sua mudança, seu amadurecimento e sua alegria transbordando!
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que eles já estão no quarto, Vanessa. Agora vai só melhorar. É muito bom pegar no colo sempre que quiser. Poder acalentar o filho chorando. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Ai pára... rsrs... Estou ficando desidratada de tanto chorar com seus relatos Nessinha. Deus é muito bom mesmo. Adorei o seu " toque aqui Deus". Menina, você é um tesouro e eu tenho muito orgulho de ser parte dessa família, a minha família januarense. Amoooooooooooo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. A nao gente como que pode, lembro até hoje quando voce me falou raxa vou casaaaaar, eu sentei no sofá e fiquei o que? Louise ela ta falando serio? Louise uai... Sei lá acho que ta, só acreditei mesmo quando começamos a ver coisas do casório.... E a unica coisa que saia da boca de todas era TENSO...TENSO!! Quando o dia realmente chegou putiiis, quando Leandro entrou eu já tava morrendo de chorar, quando voce entrou ah nem me derreti... Quando eu descobri que voce tava gravida, MORRI... Depois que descubro que erram dois ah nem.. Sao muitas emoções!! Amo essas duas criaturinhas como se fossem minhas e olha que ainda nem peguei :((( beijooos amo vcs. GESSIKA

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Vanessa, como sempre arrasou nas palavras, sempre fazendo a gente chorar;)...Muito feliz por eles estarem bem ao seu lado...acompanho aqui e no face essa família linda de vcs...Que Deus abençoe grandemente todos da família..Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Meu anjo sem dúvidas você é uma guerreira!!!!!!
    "Chorei largado"

    ResponderExcluir